RELATÓRIO DA VISITA À E. E. (M.) VARGEM GRANDE
Data: 15\07\09
Horário: 9:00h às 13:00h
Atividades desenvolvidas
A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Vargem Grande.
Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:
Estratégia Saúde da Família (ESF), antiga PSF, representada pela dentista Renata, realizou aplicação de flúor nos 22 alunos que compõem o quadro discente da escola;
O PEA enviou um representante para acompanhar a CAL. Para a próxima visita, solicitaremos que providencie alguma ação para compor a CAL. Todos são muito bem-vindos na composição da caravana;
Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana, apresentou um vídeo sobre como evitar que a Dengue entre em sua casa;
Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Especial (Claudia Lúcia), Coordenadora de Mídias na escola (Elizanam Grijó) e pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla), levou uma palestra ministrada pela Coordenadora de EA sobre “Lei de Crimes Ambientais” para os alunos, bem como para a comunidade que se fez presente nesse dia. A Coordenadora de escolas multisseriadas (Ionéia), participou como visitante desse dia.
Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;
A Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA, mais uma vez, por falta de funcionário disponível, não pode levar o palestrante que havia se comprometido a disponibilizar para compor a CAL. No entanto, emprestou o data show para que as palestras pudessem ser apresentadas pelos demais parceiros.
Cronograma planejado
Saída – 8:00h
9:00h – Feira de Ciências
9:40h – Palestra “Mata Atlântica” – SEMMA
10:00h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura
10:30h – Palestra “Higiene bucal” – SEMSA\ ESF
11:30h – Vídeo “Dengue” – IEC
12:00h – Dinâmica - NAE
12:20h – Almoço\ Encerramento
Cronograma realizado
Saída – 8:20h
9:20h – Boas vindas dos alunos através da apresentação de uma música
9:25h – Feira de Ciências – Evento da escola
10:00h – Vídeo “Dengue” – IEC
10:00h – Aplicação de flúor nos alunos
10:50h – Palestra “Lei de Crimes Ambientais” – NAE
11:20h – Lanche
11:40h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura
12:10h – Apresentação do jogral da escola
12:15h – Apresentação do “Coral” da escola
12:20h – Plantio da muda de Guanandi e colocação da placa.
12:40h – Almoço e encerramento
Metodologia
Metodologia
Diferentemente ao que foi aplicado na maioria das escolas já visitadas pela CAL, dessa vez não foi necessário dividir os alunos e trabalhar em forma de rodízio, uma vez que a escola apresenta um reduzido número de alunos. Salvo, no momento de aplicação do flúor e apresentação do vídeo sobre dengue.
Avaliação
A CAL pôde contar com a presença da comunidade local, fato esse que muito contribuiu para um bom desenvolvimento das atividades e alegrou todos os componentes da mesma. Deve ser destacado que a CAL visa entre outras ações, promover a divulgação da legislação ambiental como forma de prevenir e educar a população contra as atividades impactantes e danosas ao meio ambiente, onde só é possível o alcance desse objetivo, tendo a presença da comunidade, situação muito marcante nessa Unidade de Ensino (UE). O diretor dessa UE deve ser parabenizado pela organização para a recepção da caravana.
As ações da CAL ocorreram de forma bastante harmoniosa e, algo muito interessante ocorreu nessa escola: a comunidade reuniu-se e montou um enorme banquete, contendo guloseimas da culinária rural, contemplando positivamente o tema do projeto da UE “Zona Rural – que espaço é esse”. Segundo o diretor da UE essa ação nunca havia ocorrido antes na comunidade.
Os componentes da CAL foram convidados para um café e cada atividade apresentada, parecia tanto para os alunos, como para professores e comunidade, como algo inédito em suas vidas. Cada frase, cada equipamento montado e até mesmo a presença de um simples vídeo, que para nós é algo corriqueiro, para eles foi algo incrível. Nessa visita, foi possível perceber, quão aquém de informações e tecnologias a maioria dos moradores de nossa cidade se encontram.
O plantio da muda de Guanandi e a colocação da placa com o nome popular e científico da espécie, também foi um momento muito especial, principalmente para um morador de aproximadamente 65 anos de idade, que relatou a sua emoção ao ver depois de mais de 60 anos uma muda dessa árvore. Quando criança ele acompanhava o seu pai, que era um mateiro contratado por uma madeireira, à mata em busca de guanandis. Desde que cresceu ele nunca mais havia visto uma árvore dessa. Ficou muito feliz e emocionado ao saber que tão próximo a casa dele, finalmente teria uma árvore que ele pensou não mais existir.
Essa visita pode ser classificada como extremamente gratificante e proveitosa para todos, reforçando ainda mais o papel da CAL na ação de levar informações às comunidades do interior, outrora muitas vezes, esquecidas pelas autoridades competentes do nosso município.
Apresentação de teatro de fantoche
Palestra
Exposição do Projeto
Mesa - Zona Rura que espaço é esse
Drª Renata - Parceira da Cal
Participantes da Cal
Marla Regina Domingues de Morais
0 comentários:
Postar um comentário