quarta-feira, 9 de setembro de 2009

E. E. (M) Imbaú


Data: 01\07\09

Horário: 9:00h às 14:30h


Atividades desenvolvidas


A Caravana Ambiente Legal retornou suas atividades na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Imbaú.
Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:
 Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), representada pela equipe de Educação Ambiental (Patrícia Mie, Nandia e Aline Lopes) – EA. Apresentou uma palestra com o tema “Conhecendo nossa floresta”;
 Estratégia Saúde da Família (ESF), antiga PSF, representada pelo seu Coordenador Geral (Rodrigo Saldanha), pela psicóloga que ministrou a palestra sobre Sexualidade (um dos temas transversais da EA), junto ao público adolescente e pela nutricionista, tratando junto ao público infantil, as questões sobre a importância de uma alimentação adequada para uma vida saudável;
 Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora (Ana) apresentou um vídeo sobre como evitar que a Dengue entre em sua casa;
 Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;
 Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Especial (Cláudia Lúcia), Coordenadora de Mídias na escola (Elisaman Grijó) e pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla), levou a dinâmica das tintas feitas com pigmentos naturais, onde os alunos aprenderam a fazê-las, como também usaram-na em pinturas feitas em papel ofício.
 A Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA, por falta de funcionário disponível, não pode levar o palestrante que havia se comprometido a disponibilizar para compor a CAL. No entanto, emprestou o data show para que as palestras pudessem ser apresentadas pelos demais parceiros.

Cronograma planejado
Saída – 8:00h

9:00h – Palestra “Mata Atlântica” – AMLD

9:40h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura

10:00h – Palestra “Sexualidade e drogas” – SEMSA\ ESF

10:00h – Palestra “Dengue” – IEC

10:00h – Oficina “Pigmentos Naturais” – NAE

10:30h – Bate-bola – SEMMA\ NAE

11:00h – Almoço

12:30h – Palestra – SEMMA

13:00h – Palestra “Higiene Pessoal” – SEMSA\ ESF

13:00h – Palestra\ Vídeo “Dengue”

13:00h – Oficina “Pigmentos Naturais” – NAE

13:40h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura

14:00h - Encerramento


Cronograma realizado

9:00h – Abertura – 1º turno

9:10h – Apresentação da peça de teatro vice-campeã no concurso FETRAN – “Trânsito e bebida não combinam” – da própria Unidade Escolar (UE).


9:30h – Palestra “Conhecendo nossa floresta” - AMLD

10:40h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura

11:00h – Palestra “Sexualidade” – SEMSA\ESF

11:00h – Vídeo “Dengue” - IEC

11:40h – Almoço

12:20h – Abertura – 2º turno

12:30h – Palestra “Alimentação adequada para uma vida saudável” – SEMSA\ESF

12:30h – Vídeo “Dengue” - IEC

12:30h – Pintura com pigmentos naturais - NAE

12:30h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura

14:30h – Encerramento


Metodologia

Devido à diferença de idades dos alunos dos dois turnos, a CAL levou temas diferentes e forma de aplicação das atividades também de maneira diferente.
Logo, as ações foram divididas em:


1º Turno

Após a escola ter dado as boas-vindas para a CAL através da apresentação do teatro (essa peça conquistou o 2º lugar no concurso FETRAN, realizado em nível regional), os alunos foram reunidos no corredor para apresentação da primeira palestra e para assistirem a apresentação do teatro de fantoches. Após estes momentos, os alunos foram divididos em dois grupos onde o primeiro se dirigiu à sala de vídeo para assistirem o filme sobre Dengue e o segundo, para a palestra sobre Sexualidade com a psicóloga. Após vinte minutos, trocaram de sala, de forma que todos tiveram a oportunidade de assistirem toda programação para aquele horário.


2º Turno

Os alunos foram divididos em quatro grupos onde, após trinta minutos ocorreu o revezamento nas salas, de forma que todos puderam participar de todas as atividades agendadas. A palestra “Higiene pessoal” foi substituída pela “Alimentação adequada para uma vida saudável” após levantamento feito pelo coordenador do ESF junto ao subposto de saúde local, e o mesmo ter apontado a primeira não sendo necessária àquela comunidade. Logo, fica claro que a CAL leva a cada comunidade a necessidade que a mesma apresenta através de conversas informais tanto com o diretor da UE, bem como com integrantes do ESF e representantes dos moradores locais, atendendo dessa maneiras aos objetivos apontados tanto pelos recebedores da CAL quanto pelos elencados no projeto.
O revezamento das atividades foi uma ação apontada pela direção da escola como algo bastante positivo, por evitar a dispersão dos alunos.
Obs.: A CAL tem por hábito, para marcar a sua passagem pela escola\ comunidade plantar uma muda de Guanandi (primeira árvore brasileira a receber o título de madeira de lei por D. Pedro II em 1835, tendo como punição a pena de morte para aquele que cortasse a árvore sem o consentimento da Coroa) e colocar uma placa de eucalipto tratado contendo o nome popular e o nome científico da planta, bem como o mês e ano em que foi plantada. No entanto, como a escola entrará em reforma ainda nessa semana, foi acordada entre ambas as partes, que a CAL retornará em outro momento para colocar a placa e realizar o plantio.




Palestra




Teatro de Fantoches


Autores da CAL










Marla Regina Domingues de Morais

0 comentários:

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008