RELATÓRIO DA VISITA À E. E. (M.) CAMBUCAES
Data: 02\09\09
Horário: 9:00h às 11:30h
Atividades desenvolvidas
A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola do assentamento rural Cambucaes.
Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:
Estratégia Saúde da Família (ESF), antiga PSF, representada pela dentista Renata, realizou aplicação de flúor nos 45 alunos que compõem o quadro discente da escola;
Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana e pelo Alexandre. Ele falou rapidamente sobre os cuidados para evitar que a Dengue entre em sua casa, passou um vídeo com o mesmo tema e apresentou outro vídeo com o melô da dengue;
Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla), levou uma palestra ministrada pela Coordenadora de EA sobre “Lei de Crimes Ambientais” para os alunos, bem como para a comunidade que se fez presente nesse dia.
Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;
A Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA se fez presente através da educadora ambiental Marly e de Catiane. A Marly apresentou conversou com os alunos sobre o que é meio ambiente, expôs que a secretaria de meio ambiente está à disposição de todos para realização de palestras, etc. Finalizou cantando a seguinte música:
Meio Ambiente
Você sabe o que é meio ambiente?
Se não sabe vai aprender:
É o meio em que vivemos,
Cuide dele para não perder.
Cronograma Planejado
8:00h – saída
9:00h – Palestra: Higiene Bucal – ESF (Renata)
9:00h – Vídeo: Dengue – IEC (D. Ana e Alexandre)
9:30h – Palestra: Pediculose – NAE (Isabelly)
9:50h – Contação de Histórias – NAE (Marla)
9:50h – Músicas – SEMMA (Catiane e Marly)
10:10h – Oficina Origami – NAE (Ionéia e Marla)
10:10h – Oficina de Pintura – NAE (Cláudia Lúcia e Elisaman)
10:30h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura (Naidi e Claudinha)
11:00h – Plantio da muda de Guanandi e colocação da placa (Todos)
11:10h – Encerramento com o Hino Nacional da Diversidade – SEMMA (Todos\ responsabilidade de Marly)
Cronograma Executado
8:00h – saída
9:00h – Higiene Bucal – ESF (Renata)
9:40h – Vídeos: Dengue – IEC (D. Ana)
10:00h – Conversa Informal: Meio Ambiente – SEMMA (Marly)
10:10h – Música: Meio Ambiente – SEMMA – (Marly)
10:20h – Palestra: Lei de Crimes Ambientais – NAE (Marla)
10:50h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura (Naidi e Claudinha)
11:30h – Encerramento
Metodologia
Metodologia
A pedido da direção da escola, não dividimos os alunos em forma de rodízio, logo as ações foram ocorrendo sucessivamente, dentro do cronograma apontado acima.
A dentista Renata iniciou os trabalhos de higiene bucal nos alunos, ao mesmo tempo foi explicando a maneira correta de realização dessa tarefa diária.
Avaliação
Nessa UE, especificamente, não foi tão boa a dinâmica, pois com o reduzido tempo para a realização das atividades, algumas ações planejadas para aquele dia tiveram que ser retiradas, pois a escola funciona apenas no período da manhã e, como já apontado, a direção solicitou que as ações ocorrerem sucessivamente.
As coordenadoras de Educação Especial e de Escolas Multisseriadas não puderam comparecer e realizar as ações planejadas, por terem recebido ordens contrárias da direção do NAE. O mesmo ocorreu em relação à palestra sobre Pediculose, visto que a palestrante também trabalha no mesmo setor. A ordem justificou-se pelo setor em questão não poder ficar sem a presença desses funcionários na ausência da direção do mesmo. Infelizmente a informação chegou ao meu conhecimento minutos antes da saída da CAL. A coordenadora de Mídias também não se fez presente por problemas relacionados à sua coordenação que necessitavam de ação imediata da mesma.
Também devido à falta de tempo a muda de Guanandi ficou para ser plantada pela própria escola, que se comprometeu em enviar uma foto do plantio realizado com alunos.
A comunidade se fez presente de forma bastante discreta e acabou não recebendo a palestra que geralmente é planejada para ser direcionada a ela. No entanto, participaram de todas as ações. Segundo a direção da escola a discrição na participação justifica-se por ser uma escola de assentamento onde todos moram relativamente longe da UE.
Mais uma vez deve ser destacado a recepção calorosa a cada passagem da CAL por uma UE. O esforço num bom atendimento pôde ser observado, principalmente através da união de todos na preparação do café da manhã, do lanche de encerramento, com guloseimas conseguidas através talvez da doação da comunidade, visto que as escolas continuam ainda sem merenda.
Outro ponto importante, consta na fala da professora Regina: a comunidade recebeu latões de lixo novinhos, mas ainda não tiveram o prazer de usar, visto que eles não são beneficiados com a coleta de lixo. Segundo eles, através de pesquisa descobriram que o assentamento é a única comunidade de Silva Jardim que não recebe esse benefício. A comunidade deixou um apelo tanto para a CAL quanto para a SEMMA para que viabilizem a coleta de lixo no local e ainda acrescentaram: do que adianta falar em um meio ambiente bonito e perfeito, se ações como essas ocorrem e não se faz nada!!! Tanto as representantes da SEMMA quanto dos demais setores, como a Casa da Cultura e o NAE, se comprometeram em realizar uma comissão e conversar oficialmente com a Secretaria de Obras pedindo a resolução do problema.
A CAL também tem essa característica: visitar as comunidades e ver as ações ambientais que precisam ser desenvolvidas no local e viabilizá-las junto aos órgãos competentes. Foi com certeza uma visita bastante gratificante para todos os participantes da CAL, pois enxergamos ali a cidadania sendo posta em prática!!!
Palestra
Professores e atores da CAL
Video: Dengue
Marla Regina Domingues de Morais
0 comentários:
Postar um comentário