quarta-feira, 9 de setembro de 2009

E. E. (M) Cesário Alvim II

Data: 02\06\09

Horário: 8:00h às 10:30h



Atividades desenvolvidas


A CAL infelizmente continuou tendo alguns problemas para efetuar as suas ações: a Casa de Cultura que ficou de levar um teatro, informou que a casinha de fantoche ainda não estava pronta, no entanto eles levaram uma atividade para desenvolverem com os alunos, desta forma se fizeram presentes nas atividades do dia; os técnicos do NAE que haviam se comprometido em auxiliar nas ações, mais uma vez, apresentaram um a um, motivos para sua não participação, no entanto felizmente, a coordenadora de Mídias na Escola apoiou as atividades desta vez; outro problema consistiu no transporte, pois continuamos apenas com duas horas para ficarmos na Unidade Escolar (EU), logo as ações deveriam ocorrer de forma rápida. Mesmo assim, saindo de forma incompleta, tendo pouco tempo para desenvolver o trabalho, nessa data retornamos à comunidade de Cesário Alvim, levando ações ligadas à temática ambiental e saúde.
Contamos ainda com o apoio da ESF (Estratégia, Saúde e Família, antigo PSF), que muito contribuiu para as ações da CAL.
Cronograma

8:30h – Palestra “Saúde Bucal” – ESF
9:00h – Apresentação do filme sobre saúde bucal – ESF
9:00h – Palestra “Meio Ambiente – que espaço é esse?” – NAE

9:30h – Dinâmica “Aquamóvel” - NAE

9:30h – Apresentação do filme “Tainá” – Casa da Cultura

10:00h – Dinâmica da Gaiola – Casa da Cultura

10:00h – Oficina de Contagem e ilustração de história – NAE

10:30h - Encerramento



Metodologia aplicada



Realizamos ações simultâneas através de sistema de rodízio: a dentista Renata realizou uma palestra sobre “Saúde Bucal” para todos os alunos da Unidade Escolar (UE). Após esse primeiro momento, a dentista passou um filme sobre “Saúde Bucal” para que uma turma pudesse assistir. Numa segunda sala, Marla – Coordenadora de EA – realizou uma palestra sobre o meio ambiente e a partir da mesma, foi facilitadora de uma dinâmica chamada “Aquamóvel”, onde os alunos ajudariam a salvar a água potável do planeta Terra. Essa atividade foi desenvolvida na turma maior. Também realizou a oficina de contagem e ilustração da história sobre o “Siriri” – pássaro mágico que ensinou um menino à nunca mais caçar os animais silvestres, para os alunos menores da escola, auxiliada pela coordenadora de Mídias – Elizaman. Após o filme passado pela dentista, na primeira sala, Claudinha e Naide – Casa da Cultura – colocaram o filme Tainá e desenvolveram uma atividade a partir do mesmo, que serviu de introdução para a realização da dinâmica da gaiola. Os alunos iam trocando de sala de acordo com que as ações eram concluídas pelas dinamizadoras.
Devido à falta de tempo deixamos a muda de Guanandi para que o diretor realizasse o plantio com os alunos. Informamos ao diretor da UE que a CAL retornaria em outro momento completa e levaria a placa para ser colocada simbolizando sua passagem por lá.


Marla Regina Domingues de Morais

0 comentários:

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008