E. E. (M) Corina Halfeld
Relatório
Local: E. E. (M) Corina Halfeld
Data: 16\06\10
Horário: 9:00h às 12:20h
Atividades desenvolvidas
A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Bananeiras.
Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:
- Estratégia Saúde da Família (ESF), antiga PSF, representada pela Saúde Bucal, realizou higiene bucal e aplicação de flúor nos 70 alunos que compunham o corpo discente da escola;
- Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana Maria e pelo Alexandre, realizou uma caminhada no quintal da escola a busca de focos de mosquito da dengue;
- Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Ambiental, Marla Domingues, apresentou a palestra “A Mata Atlântica a Floresta em que vivemos” e organizou a realização das ações na escola.
- O CRAS e a Ouvidoria, representada respectivamente por Naide e Claudinha, apresentaram o teatro de fantoches (Chiquinha e Rosinha);
- A Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA, representada pelas educadoras ambientais Camila e Elizângela, realizaram duas dinâmicas com os alunos: trilha e bingo.
Cronograma
09:00h – Higiene Bucal e distribuição de kits – Saúde Bucal
10:00h – Palestra: “Mata atlântica a floresta em que vivemos” – NAE – Marla
10:30h - Dinâmica: Bingo e Trilha – Elizângela e Camila
11:00h – Vídeo: “Dr. Dentuço” – NAE
11:20h – Caminhada no espaço escolar a busca de focos do mosquito da dengue –
IEC: Ana Maria
11:40h – Teatro de Fantoches: CRAS e Ouvidoria – Naide e Claudinha
12:20h – Encerramento
METODOLOGIA
As ações ocorreram em forma de rodízio. As ações foram divididas em quatro grupos: o primeiro – realizou higiene bucal e fluoretação; o segundo – assistiu a palestra; o terceiro – caminhada na identificação dos focos do mosquito da dengue; e, o quarto e último grupo – as dinâmicas. Após a conclusão de cada grupo, os alunos trocavam de sala (atividade) seguindo a ordem pré-estabelecida. O Teatro de Fantoche foi realizado no refeitório com a participação de todos os alunos da UE.
AVALIAÇÃO
Após a chegada nessa escola as ações ocorreram de forma bastante tranqüila. Afirma-se após a chegada devido ao problema para encontrar o datashow da SEMEC-CT, que foi pré-agendado por esta coordenação. Esse “desaparecimento” acarretou atraso na saída. O equipamento foi emprestado no dia anterior para a apresentação do jogo do Brasil nas praças da cidade e, acabaram por esquecer de devolver a tempo para o desenvolvimento das ações no dia seguinte. Na resolução do problema a SEMMA efetuou o empréstimo.
A divisão em quatro grupos contribuiu significativamente para um desenrolar harmônico das atividades. Houve um pequeno atraso para o início da palestra sobre Mata Atlântica, pois o datashow emprestado da SEMMA estava desconfigurado, também por ter sido emprestado para os jogos e, até que fosse percebido o motivo do não funcionamento, a palestrante já havia apresentado mais da metade da palestra no próprio notebook. Após a resolução desse pequeno problema, a palestra para os outros grupos ocorreu dentro do esperado.
Dessa vez os kits para higiene bucal foram enviados na quantidade certa, podendo atender a todos os alunos. Na semana anterior, em visita a escola, a direção informou que os alunos haviam aplicado flúor cerca de quinze dias atrás, logo a fluoretação para essa UE foi dispensada. No entanto, durante a realização da CAL, em conversa com professores da escola, esses afirmaram que os alunos não receberam nenhuma fluoretação naquele período. Lamentavelmente os alunos deixaram de receber o benefício devido à informação imprecisa fornecida a coordenação da CAL.
Os alunos estavam bastante eufóricos e participativos, fato que muito contribuiu para o desenrolar das ações planejadas para aquele dia.
Embora o IEC tenha sido representado por dois membros, apenas um desenvolveu as ações destinadas ao setor. Um dos membros disse, a caminho para a UE, não querer desenvolver nenhuma ação naquele dia. A CAL é ação de serviço voluntário, logo se espera que só participem pessoas que tenham afinidade com o tema e que queiram contribuir de alguma forma. Ir apenas por ir acaba impedindo a ida de participantes de outros setores, que não foram por falta de espaço no transporte. Nesse dia foi respeitada a vontade desse membro. Deve ser destacado que ele foi bastante solícito no auxílio na resolução do problema com o datashow que estava desconfigurado. A caminhada em torno da escola realizada pelo segundo membro do IEC tem sido de grande valia. Os alunos observando o ambiente em que vivem e percebendo que certos hábitos que possuem contribuem para a proliferação do mosquito da dengue, propicia uma mudança de atitude.
As dinâmicas desenvolvidas pela SEMMA foram muito bem aceitas pelos alunos, mesmo se tratando de um tema relacionado a Horta.
O Teatro de Fantoches tem abrilhantado ainda mais as ações da CAL. O encerramento proposto pela dupla, revisando todos os assuntos tratados tem auxiliado muito na fixação dos apontamentos ambientais trabalhados pela caravana.
Lamentavelmente não foi possível a participação do Conselho Tutelar e do Conselho de Segurança que haviam solicitado uma ação na CAL. O Conselho de Segurança não compareceu devido à dificuldade de confirmação de transporte para todos (cinco integrantes). O Conselho Tutelar apareceu no NAE à tarde. Houve uma confusão no horário, acreditaram que ocorreria somente no turno da tarde invés de somente pela manhã. Após verificação na agenda, perceberam a confusão. Confirmaram presença para dia 30/06, em Cesário I, período da manhã.
Outro ponto lamentável foi descobrir que a muda de guanandi não pegou. Apenas a placa para a identificação da espécie permanecia, apontando que ali outrora houve o plantio de uma muda pela CAL. Dentro em breve levaremos uma nova muda para ser plantada.
0 comentários:
Postar um comentário