C.I E. Adail Maria Tinoco
Local: C. I. E. Adail Maria Tinoco
Data: 02\06\10
Horário: 9:00h às 16:00h
Atividades desenvolvidas
A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Lucilândia.
Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:
- Estratégia Saúde da Família (ESF), antiga PSF, representada pela Saúde Bucal, realizou higiene bucal e aplicação de flúor nos 200 alunos que compunham a Educação Infantil e o primeiro e segundo ano de escolaridade da Unidade Escolar (UE);
- Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana Maria, apresentou uma palestra sobre a dengue hemorrágica e realizou uma caminhada no quintal da escola a busca de focos de mosquito da dengue;
- Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Mídias na Escola, Elisaman Grijó e de Educação Ambiental, Marla Domingues. A primeira realizou bingo e a trilha sobre a água e ainda ensinou aos alunos seus nomes com o alfabeto dos sinais, e a segunda, apresentou a palestra “A Mata Atlântica a Floresta em que vivemos”, organizou a realização das ações na escola.
- A Associação Mico-Leão-Dourado – AMLD, representada pelas educadoras ambientais, Aline Bouckorny e Nandia Xavier realizou a palestra “Nossos Pássaros”.
- O CRAS e a Ouvidoria, representada respectivamente por Naide e Claudinha, que compõem a dupla do teatro de fantoches (Chiquinha e Rosinha);
- O Conselho Tutelar foi representado por dois conselheiros. Realizou uma roda de conversa com os alunos do 6º Ano de Escolaridade. Serviu como mediadora a principio a Coord. de EA e posteriormente, a representante da Ouvidoria dando continuidade às discussões.
- A Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA não pode participar dessa vez. No entanto forneceu as dinâmicas para que outros membros da CAL pudessem desenvolver a ação.
Cronograma
09:00h – Roda de Conversa – Conselho Tutelar e Ouvidoria.
09:00h – Higiene Bucal e distribuição de kits.
09:30h - Merenda
10:00h – Vídeo: “Dr. Dentuço” – NAE
10:30h – Palestra “Nossos Pássaros” – AMLD
11:20h – Teatro de Fantoches – CRAS e Ouvidoria
12:00h – Almoço
13:00h – Vídeo: “Dr. Dentuço” - NAE
13:30h – Higiene Bucal e distribuição de kits – Saúde Bucal
14:00h – Dinâmica: Bingo e Trilha (tema água) – Elisaman Grijó
14:00h – Palestra: Dengue Clássica – IEC: Ana Maria
14:30h – Palestra: “Mata Atlântica a floresta em que vivemos” – NAE – Marla
14:30h – Palestra: Nossos Pássaros – AMLD – Nandia e Aline
14:30h – Caminhada no espaço escolar a busca de focos do mosquito da dengue –
IEC: Ana Maria
15:30h – Teatro de Fantoches
16:00h – Encerramento
METODOLOGIA
No turno da manhã o sexto ano fez a Roda de Conversa separadamente com o Conselho Tutelar. As turmas da Educação Infantil assistiram ao vídeo, reunidas numa mesma sala. Para a realização da palestra e para a apresentação do teatro de fantoches todos os alunos foram acomodados no refeitório.
No turno da tarde a CAL ocorreu em forma de rodízio, onde os alunos das turmas maiores ficaram nas salas e os monitores que trocavam de salas. Os alunos das turmas menores foram reunidos nos refeitório. A Educação Infantil, também foi reunida numa mesma sala para assistirem o vídeo “Dr. Dentuço”, enquanto uns realizavam a fluoretação, outros viam o vídeo e vive-versa. O teatro de fantoche também foi realizado no refeitório com a participação de todos os alunos da UE.
AVALIAÇÃO
Pela experiência adquirida pela CAL na caravana anterior, foi aprendido que para número grande de alunos, como o caso dessa escola, quase quatrocentos alunos, deve-se mantê-los o maior tempo possível dentro dos espaços que estão acostumados. Por isso a CAL ocorreu de forma a manter turmas maiores em suas próprias salas e as menores, foram acomodadas no refeitório. Essa metodologia contribuiu para um ambiente mais organizado.
No turno da manhã até a chegada da Petrobrás as ações ocorreram de forma ordenada. Os alunos tiveram que interromper a Roda de Conversa com o Conselho Tutelar, a aplicação de flúor e o vídeo para assistirem a apresentação da palestra da AMLD, que estava acompanhada por uma equipe de filmagem da Petrobrás e que não podiam esperar.
A presença dessa equipe de filmagem acompanhando a AMLD, criou uma euforia nos alunos, o que acarretou uma certa indisciplina. Outro agravante foi à falta do microfone, ou seja, a SEMEC-CT enviou a caixa de som, mas essa caixa não é acompanhada por microfone, o desconhecimento desse fato atrasou o início da palestra. A AMLD deu início utilizando o microfone de lapela que possuíam, mas que não suportava o alvoroço dos alunos. A situação foi resolvida pelo empréstimo de dois microfones do C. E. São Sebastião. Após a chegada destes, foi possível desenvolver as ações de forma mais ordeira. A equipe de filmagem foi embora logo após a palestra da AMLD, fato que auxiliou ainda mais no controle dos alunos.
Devem ser destacados o interesse e a participação dos alunos durante a realização das atividades propostas. A presença do Conselho Tutelar que deveria intimidá-los surtiu um efeito contrário. Eles se sentiram super seguros, sendo ouvidos e não queriam terminar a conversa. Essa Roda de Conversa com o Conselho Tutelar foi um momento muito especial tanto para os alunos quanto para a CAL. Nessa conversa os alunos expuseram o que achavam da escola e dos professores e, a partir dela, será possível a busca de soluções para a questão de indisciplina apontada pela escola. Os conselheiros ficaram de retornar a escola para dar continuidade à conversa.
Um ponto negativo foi a quantidade de kits para a higiene bucal e fluoretação dos alunos. A dentista solicitou quatrocentos kits, mas só foi liberado duzentos, ou seja, somente metade dos alunos receberam os cuidados da Saúde Bucal, logo se optou pelo atendimento aos alunos menores. Os maiores estavam entusiasmados para receberem os cuidados, inclusive conversavam entre si: “Os pequenos (se referindo a Ed. Inf.) já estão escovando os dentes e logo vai ser a nossa vez”. A partir dessa fala, pode ser calculada a decepção desses alunos quando souberam que não existia kit suficiente para todos.
Um momento de grande satisfação foi à observação da muda de Guanandi plantada no ano anterior. Foi tão bem cuidada pela escola que esta cresceu quase o dobro do tamanho que possuía no período do plantio. Os brotos estavam viçosos, demonstrando todo o selo que estava sendo dispensado a ela. É gratificante chegar em uma escola e ver o cuidado com o trabalho desenvolvido no ano anterior. A escola está de parabéns pela receptividade, comunidade escolar e zelo com o espaço escolar.
0 comentários:
Postar um comentário