sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA VISITA À E. E. (M.) VILA SILVA JARDIM

Relatório

Local: E. E. (M) Vila Silva Jardim.
Data: 16\09\09
Horário: 9:00h às 15:00h


Atividades desenvolvidas

 
A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Aldeia Velha.



Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:




Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana e pelo Alexandre. Realizaram uma breve palestra sobre os cuidados para evitar que a Dengue entre em sua casa, passou um vídeo com o mesmo tema e apresentou outro, com o melô da dengue. Num segundo momento apresentaram também o DVD da música “As Baleias” do cantor Roberto Carlos


 Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla) e pela Coordenadora de Mídias Elisaman Grijó, onde a primeira apresentou o DVD sobre o Dr Dentuço, explicou rapidamente acerca do plantio do dia 21\09 e, a última, apresentou uma dinâmica denominada “Tromba de Elefante”.




 Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;





A Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA se fez presente através da educadora ambiental Marly e de Catiane. A SEMMA apresentou uma palestra acerca da importância das árvores na proteção do meio ambiente, bem como a importância da participação de todos no plantio que seria realizado no dia 21\09 – dia da árvore e do clima.



A AMLD apresentou uma palestra sobre a Mata Atlântica, sobre o tema: “Conhecendo nossa floresta”.


A estagiária Isabelle, da turma de bacharelado em Biologia da Unigranrio, ministrou uma palestra sobre “Pediculose”.


Cronograma Executado


8:00h – Saída
9:15h – Vídeo da Dengue - IEC
9:45h – Palestra – Meio Ambiente – SEMMA
10:25h – Dinâmica: Tromba de Elefante – NAE
10:35h – Palestra Pediculose - UNIGRANRIO
11:10h – Teatro de Fantoches – Casa de Cultura
11:40h – Plantio da Muda de Guanandi – Todos
11:45h – Almoço
13:15h – Vídeo da dengue – IEC
13:45h – Palestra: Conhecendo nossa Floresta – AMLD
14:15h – Vídeo Saúde Bucal – NAE
14:30h – Teatro de Fantoches – Casa de Cultura
15:00h – Encerramento


Os alunos foram acomodados numa única sala e as atividades da CAL foram ocorrendo gradativamente, respeitando o cronograma, ou seja, não ocorreram de forma simultânea como na maioria das escolas por onde a CAL já passou.

Avaliação


A CAL foi surpreendida ao chegar na UE (unidade escolar) por encontrar a casa de teatro já montada à espera, a sala já arrumada e os materiais organizados. Essa ação colaborou muito para um desenrolar mais pontual das atividades, pois geralmente as demais escolas esperam pela chegada da CAL para auxiliar na arrumação, apesar dos materiais serem levados no dia anterior.
A existência de uma sala maior, capaz de comportar todos os alunos da escola colaborou consideravelmente para as ações da CAL, que foram dispostos na mesma e puderam, juntos acompanhar todas as atividades planejadas para aquele dia.
Infelizmente, devido aos problemas com transporte e demais compromissos no segundo turno, os integrantes da SEMSA não se fizeram presentes. A ausência dos mesmos fez muita falta, pois todos se consolidaram como um grupo, por outro lado, o pertencimento de grupo propiciou que a ausência fosse suprida pelas ações dos demais integrantes, estendendo suas atividades para o cumprimento do horário para o dia.
A ausência da comunidade foi percebida por todos os integrantes da CAL com certo descontentamento. Foi esclarecida a direção da UE, que a presença da comunidade era muito importante e que, caso uma grande presença fosse conseguida, a CAL levaria uma palestra direcionada especificamente para esse público, como tem feito nas demais escolas que tem passado. Infelizmente, por essa UE, não pudemos desenvolver todas as atividades devido à ausência desse público em questão. No entanto, as demais foram realizadas com notado entusiasmo por parte dos recebedores da mesma, bem como pelos que realizaram.
A diretora da UE solicitou a CAL que viabilizasse junto a Secretaria de Educação e de Obras a melhoria da estrada Aldeia Velha X Bananeiras, pois devido ao péssimo estado de conservação, 07 alunos da escola deixam de receber o benefício do transporte escolar, pois os motoristas das Kombis se recusam a colocar os veículos nesse local. A CAL, mais uma vez se comprometeu a ser a porta voz da comunidade junto às secretarias.
A CAL parabeniza essa escola pela excelente organização, receptividade e acolhida dispensada a todos os integrantes.






Elaboração do Relatório:
Marla Regina Domingues de Morais
Coordenadora de Educação Ambiental
Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE
Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim

0 comentários:

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008