domingo, 1 de novembro de 2009

GUANANDI



Madeira muito utilizada no Brasil pelas comunidades tradicionais, e muito popular em outros países da América do Sul e do Caribe, podendo substituir o Mogno(Swietenia spp.) e Cedro(Cedrela spp.)esteticamente.




Distrbuição geográfica


Calophyllum brasiliense ocorre de forma natural na América Central e América do Sul.
No Brasil, a espécie ocorre nos seguintes estados:
Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal.



CURIOSIDADE:



Árvore nativa do Brasil, o Guanandi foi a primeira espécie a receber o título de “madeira de lei” no país, em 1835, ainda na época do Império. Naqueles tempos, já despertava interesse de fabricantes de navios, impressionados com a resistência e o formato reto de seu tronco. Tanto é que o Guanandi, por não apodrecer em contato com a água, foi amplamente utilizado na construção da frota naval da Coroa portuguesa.


Casca e latéx


A casca e o látex do Guanandi são usados na medicina popular e veterinária. O chá de folhas e o chá da casca, são muito empregados popularmente no tratamento do diabetes. O látex, chamado de "bálsamo de landin", é vesicante e energizante. É também indicado para tumores, reumatismo e úlceras, além de apresentar características antisépticas.

0 comentários:

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008