quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CAL EM VISITA À E. E. (M) DURVAL

CARAVANA AMBIENTE LEGAL – CAL

Relatório

Local: E. E. (M) Durval Palmeira

Data: 24\11\09

Horário: 9:00h às 15:00h


Atividades desenvolvidas





A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade da Fazenda Brasil.

Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:




 Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana e pelo Alexandre. Realizaram uma breve palestra sobre os cuidados para evitar que a Dengue entre em sua casa, passou um vídeo com o mesmo tema e apresentou outro, com o melô da dengue para os alunos da Ed. Infantil ao 3º Ano de Escolaridade. Num segundo momento realizou uma palestra sobre dengue hemorrágica direcionada aos alunos do 4º e 5º Ano de Escolaridade. Apresentaram também o DVD da música “As Baleias” do cantor Roberto Carlos para todos os alunos.



 Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla), pela Coordenadora de Mídias Elisaman Grijó e pela Coordenadora de Escolas Multisseriadas Ionéia Campos de Araújo. A primeira apresentou uma palestra com o tema “Mata Atlântica – A floresta em que vivemos”, realizou o plantio da muda de Guanandi e explicou a importância histórica da espécie para o Brasil. As demais coordenadoras auxiliaram nas atividades de todos os presentes, pois o número de alunos da UE é alto.




Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;



O programa Estratégia Saúde da Família – ESF se fez presente através do seu Coordenador, o Dr. Rodrigo, que realizou uma palestra sobre Higiene Bucal, realizou ainda a escovação e aplicação de flúor nos alunos e ao final passou um DVD do Dr. Dentuço. Nessa tarefa ele contou com o apoio de todos os participantes da CAL, visto que a escola tem um número elevado de alunos.





A Associação Mico-Leão-Dourado – AMLD – se fez presente através da participação das biólogas Nandia Xavier e Aline Bouckorny, que apresentaram uma palestra com o tema “Nossos Pássaros”.



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA – apesar de ter enviado representante e participado da reunião na semana anterior para o planejamento das ações da CAL, ter se comprometido em apresentar dinâmicas e palestras, na última hora seus representantes não puderam comparecer.


Cronograma Executado


8:30h – Saída

9:00h – Palestra “A floresta em que vivemos” – NAE (Marla)

9:00h – Palestra “Dengue Hemorrágica”\ Música – IEC (Alexandre e Ana Maria)

9:40h – Lanche

10:00h – Higiene Bucal e aplicação de flúor – SEMSA (Rodrigo)

10:00h – Palestra: “Higiene Bucal” – SEMSA (Rodrigo)

10:00h – Vídeo “Dr. Dentuço” – SEMSA IEC (Rodrigo e Alexandre)

10:00h – Mesa Redonda “Droga, sexo e violência contra mulher” – ESF (Lúcia)

10:00h – Palestra “Pirâmide Alimentar” – ESF (Eliete)

10:40h – Palestra: “Nossos Pássaros” – AMLD (Nandia e Aline)

10:40h – Palestra: “Dengue Clássica” \ Vídeo\ Música – IEC (Alexandre e Ana)

11:20h – Plantio da Muda de Guanandi

11:40h – Intervalo

12:30h – Higiene Bucal e aplicação de flúor – SEMSA (Rodrigo)

12:30h – Vídeo Saúde Bucal – SEMSA (Rodrigo)

12:30h – Mesa Redonda “Droga, sexo e violência contra mulher” – ESF (Lúcia)

13:00h – Palestra “Pirâmide alimentar” – ESF (Eliete)

13:30h – Palestra: “Nossos Pássaros” – AMLD

13:30h – Vídeo e música da dengue – IEC

14:00h – Lanche

14:20h – Palestra “Dengue Hemorrágica” – IEC

14:20h – Palestra “Mata Atlântica: A floresta em que vivemos” - NAE

14:40h – Teatro de Fantoches – Casa de Cultura \ NAE (Claudinha e Elizaman)

15:00h – Encerramento


Metodologia

Os alunos foram acomodados nas duas salas maiores e as atividades da CAL foram ocorrendo simultaneamente, ou seja, duas ações ocorriam ao mesmo tempo e, após as ações eram trocadas, de maneira que todos receberam atividades similares, visto que, as idades foram respeitadas para cada ação. Essa metodologia foi aplicada objetivando a agilização do processo.

O escovódromo (uma espécie de banheira adaptada com seis torneiras) foi instalado no lado de fora da escola para agilizar o processo de escovação, visto o elevado número de alunos. Como sempre, foi respeitado o horário dos turnos da escola.


Avaliação

O cronograma planejado foi adaptado devido ao não comparecimento de alguns membros da CAL, logo, algumas ações planejadas sofreram substituição e outras deixaram de acontecer.

A existência de duas salas amplas, capazes de comportar os alunos da escola colaborou consideravelmente para as ações.

A presença da comunidade, principalmente no período vespertino, agradou a todos os integrantes, possibilitando o cumprimento da agenda. A comunidade recebeu a palestra “Sexo, Drogas e Violência contra a Mulher” realizada especialmente para eles, numa sala à parte, compondo dessa maneira uma mesa redonda, permitindo um momento de reflexão e discussão acerca dos temas.

Os alunos foram muito participativos e a direção da escola mostrou-se bastante solicita, preocupada em facilitar o desenvolvimento das atividades, acompanhando de perto as ações da CAL, fato que muito agradou aos integrantes da mesma.

A CAL parabeniza essa escola pela organização, receptividade e acolhida dispensada a todos os integrantes.


Elaboração do Relatório:

Marla Regina Domingues de Morais

Coordenadora de Educação Ambiental

Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE

Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Caravana no dia da cultura





CARAVANA AMBIENTE LEGAL – CAL




Relatório



Local: Campo do Rial – Cidade Nova.

Data: 14\10\09

Horário: 9:00h às 17:00h



Atividades desenvolvidas

A CAL foi convidada pela Secretaria de Promoção Social para participar da realização do evento em comemoração ao Dia da Criança. Várias Secretarias Municipais tiveram tendas onde puderam desenvolver e\ou expor seus trabalhos e, a CAL, teve uma exclusiva para ela.

Como alguns dos componentes da CAL são servidores de várias secretarias municipais, ficou acordado que mesmo esses atores estando na tenda do seu setor, estariam vestindo a blusa da caravana. Dessa forma, a CAL apesar de não ter em sua tenda todos os seus componentes, teve esses espalhados por todo o evento.

A CAL se fez presente através de ações desenvolvidas pela Secretaria de:

 Saúde – como a higiene bucal que vem sendo desenvolvidas durante as visitas nas Unidades Escolares. Essa ação ocorreu durante todo o dia, na tenda dessa secretaria.

 Meio Ambiente – Gincana de coleta de lixo. Ocorreu durante algumas horas, no período da tarde, onde os alunos recolhiam o lixo espalhado pelo chão e receberam como premiação ioiôs.

Contou ainda com a presença do:

 IEC – distribuição de revistinhas com jogos, caça-palavra, etc tendo como foco os cuidados com a Dengue.

 GEMA – Contação de histórias. Ocorreu das 14:00h às 14:40h. Essa ação foi realizada na Tenda Cultural, um espaço onde teve várias atividades como pintura no rostinho das crianças, apresentação de dança de salão etc.

 Casa da Cultura – Teatro de Fantoches. Essa atividade ocorreu no palco, pouco antes da apresentação do show do Bochecha.

 CAL – realizou o Bloco do Cata-cata. Ocorreu em alguns períodos da manhã, onde foi colocada uma música e durante a execução da mesma o lixo foi coletado não somente pelos alunos, como pelos integrantes da mesma. Os alunos receberam doces como premiação.



AVALIAÇÃO



Infelizmente algumas ações como a apresentação de slides, contendo as fotos das ações desenvolvidas nas Unidades Escolares (UEs) não puderam ser apresentadas, bem como a palestra sobre questões ambientais, ambas pelo mesmo motivo: excesso de claridade na tenda. O origami que também havia sido planejado para o dia, também teve que ser cancelado devido ao sol estar muito quente e a tenda da CAL ter uma medida inferior ao que havia sido passado à coordenação da mesma.

Apesar das dificuldades apresentadas no dia, ações da CAL foram bastante positivas no evento. Durante, por exemplo, a coleta do lixo, pode ser ouvida expressões como: “Preciso olhar mais para onde meu filho está jogando o lixo.” Ou ainda: “Eles estão catando agora mas depois vão jogar tudo de novo. Precisamos ficar atentos e ajudar.” Até mesmo alguns pais de alunos foram voluntários na coleta do lixo, em vários momentos da ação. Dessa forma pode ser percebida que a sementinha plantada poderá render belos frutos no próximo evento, visto que algumas pessoas se incomodaram em ver que o descarte feito por eles ou seus filhos poluíram o local onde estavam e que outras pessoas estavam tentando manter a higiene e salubridade do espaço onde todos estavam.

Devido ao descarte inadequado do lixo no espaço do evento, a CAL colocará alguma ação ligada ao tema “Lixo” durante suas visitas as UEs. Espera-se com essa ação que nos próximos eventos a escola tenha trabalhado com seus alunos a forma adequada de se desfazer do lixo produzido e que os alunos levem as informações para suas residências, reduzindo assim, o impacto visual e ambiental causado pelo destino dado ao mesmo.


VISITANTES NA TENDA DA CARAVANA AMBIENTE LEGAL
 
 


































Elaboração do Relatório:

Marla Regina Domingues de Morais

Coordenadora de Educação Ambiental

Núcleo de Apoio ao Ensino

Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim















quarta-feira, 4 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA VISITA AO CIE ADAIL MARIA TINOCO






Atividades desenvolvidas




A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Silva Cunha.

Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:

 Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana e pelo Alexandre. Realizaram uma breve palestra sobre os cuidados para evitar que a Dengue entre em sua casa, passou um vídeo com o mesmo tema e apresentou outro, com o melô da dengue. Num segundo momento realizou uma palestra sobre dengue hemorrágica direcionada aos pais dos alunos. Apresentaram também o DVD da música “As Baleias” do cantor Roberto Carlos.

 Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla) e pela Coordenadora de Mídias Elisaman Grijó. A primeira apresentou uma palestra com o tema “A floresta em que vivemos”, realizou o plantio da muda de Guanandi e explicou a importância histórica da espécie para o Brasil. Ambas acompanharam as ações dos parceiros da CAL, registrando as ações para exposição no Dia da Cultura.

 Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;


 O programa Estratégia Saúde da Família – ESF se fez presente através da dentista Renata Vogel, que realizou uma palestra sobre Higiene Bucal, realizou escovação e aplicação de flúor nos alunos e ao final passou um DVD do Dr. Dentuço. O Dr. Rodrigo (Coord.) apesar de não poder ficar durante todo o dia, nos presenteou com sua rápida presença na escola.

 A estagiária Isabelle, da turma de bacharelado em Biologia da Unigranrio, ministrou uma palestra sobre “Pediculose”.


Cronograma Executado


8:30h – Saída

9:00h – Palestra “A floresta em que vivemos” – NAE

9:30h – Higiene Bucal e aplicação de flúor – SEMSA

10:10h – Vídeo “Dr. Dentuço” – SEMSA

10:35h – Palestra Pediculose – UNIGRANRIO

10:35h – Palestra “Dengue Hemorrágica” - IEC

11:10h – Teatro de Fantoches – Casa de Cultura

11:40h – Intervalo

13:15h – Higiene Bucal e aplicação de flúor - SEMSA

13:45h – Vídeo Saúde Bucal – SEMSA

14:15h – Palestra: Conhecendo nossa Floresta – AMLD

14:30h – Vídeo da dengue – IEC

14:40h – Teatro de Fantoches – Casa de Cultura

15:10h – Plantio da Muda de Guanandi - Todos

15:20h – Encerramento



Metodologia



Os alunos foram acomodados no pátio e as atividades da CAL foram ocorrendo gradativamente, respeitando o cronograma, ou seja, não ocorreram de forma simultânea como na maioria das escolas por onde a CAL já passou.



Avaliação



A existência de um pátio amplo, coberto, capaz de comportar todos os alunos da escola colaborou consideravelmente para as ações da CAL. Os alunos foram dispostos no mesmo e puderam, juntos acompanhar todas as atividades planejadas para aquele dia.

A presença discreta da comunidade foi percebida por todos os integrantes da CAL e, apesar de poucos, receberam a palestra “Dengue Hemorrágica” realizada especialmente para eles, numa sala à parte. As imagens apresentadas e a explicação realizada por Alexandre e Ana Maria do IEC mexeram muito com os pais presentes, que até então viam a dengue como uma doença sem conseqüências.

A presença do Drª Renata realizando a higiene bucal foi muito importante para o público infantil. Foi alertada a direção da escola que, no dia 06\11 haveria a aplicação de flúor no evento do Dia da Cultura e que os alunos dessa escola não poderiam realizar a aplicação de flúor, visto a aplicação já ter ocorrido na escola.

Algo muito interessante chamou a atenção dos integrantes da CAL: nessa UE, existe uma linda horta medicinal com uma variedade bastante significativa de ervas. A horta foi feita pelo zelador da mesma, que nos acompanhou, mostrando e explicando o uso de cada uma das ervas ali cultivadas. A valorização do conhecimento e cultura popular faz parte das ações de EA. Ver ações como essa numa escola, faz a mente vagar em direção a uma valorização do conhecimento desse zelador em projetos da escola junto à comunidade.

A CAL parabeniza essa escola pela organização, receptividade e acolhida dispensada a todos os integrantes.




Palestra sobre a Mata Atlântica




Aplicação de fluor



Integrantes e parceiras da CAL




Elaboração do Relatório:

Marla Regina Domingues de Morais
Coordenadora de Educação Ambiental
Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE
Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim





domingo, 1 de novembro de 2009

GUANANDI



Madeira muito utilizada no Brasil pelas comunidades tradicionais, e muito popular em outros países da América do Sul e do Caribe, podendo substituir o Mogno(Swietenia spp.) e Cedro(Cedrela spp.)esteticamente.




Distrbuição geográfica


Calophyllum brasiliense ocorre de forma natural na América Central e América do Sul.
No Brasil, a espécie ocorre nos seguintes estados:
Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal.



CURIOSIDADE:



Árvore nativa do Brasil, o Guanandi foi a primeira espécie a receber o título de “madeira de lei” no país, em 1835, ainda na época do Império. Naqueles tempos, já despertava interesse de fabricantes de navios, impressionados com a resistência e o formato reto de seu tronco. Tanto é que o Guanandi, por não apodrecer em contato com a água, foi amplamente utilizado na construção da frota naval da Coroa portuguesa.


Casca e latéx


A casca e o látex do Guanandi são usados na medicina popular e veterinária. O chá de folhas e o chá da casca, são muito empregados popularmente no tratamento do diabetes. O látex, chamado de "bálsamo de landin", é vesicante e energizante. É também indicado para tumores, reumatismo e úlceras, além de apresentar características antisépticas.

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008