Relatório
Local: E. E. (M) Vila Silva Jardim.
Data: 28\04\10
Horário: 9:00h às 15:00h
Atividades desenvolvidas
A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Aldeia Velha.
Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:
- Estratégia Saúde da Família (ESF), antiga PSF, representada pela dentista Dr. Renata Vogel, realizou aplicação de flúor nos 93 alunos que compõem o quadro discente da escola, nos turnos manhã e tarde;
- Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana Maria e pelo Alexandre Santos, apresentou uma palestra sobre a dengue hemorrágica e realizou uma caminhada no quintal da escola a busca de focos de mosquito de dengue;
- Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Mídias na Escola e de Educação Ambiental, que desenvolveram respectivamente o registro fotográfico de todas as atividades da CAL e a apresentação da palestra “Horta na Escola”.
- A Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA se fez presente através das educadoras ambientais Elizângela e Camila, que desenvolveram um bingo com os alunos sobre a Água.
Cronograma
8:00h – Saída
9:00h – Palestra, higiene bucal e distribuição de kits – ESF: Renata e Marla
9:00h – Palestra: Dengue – IEC: D. Ana Mª P. Lima e Alexandre H. M. Santos
9:30h – Dinâmica: Bingo e Trilha (tema água) – SEMMA: Elizângela e Camila
9:30h –Vídeo: Higiene Bucal – ESF: Dentista Renata Vogel
10:00h – Palestra: “Horta na escola” – NAE – Marla
10:00h – Caminhada no espaço escolar a busca de focos do mosquito da dengue
IEC: Ana e Alexandre
10:30h – Dinâmica: Bingo e Trilha (tema: água) – SEMMA: Elizângela e Camila
11:30h – Almoço
13:30h – Vídeo: Higiene Bucal
13:30h – Higiene Bucal e distribuição de kits
14:00h – Dinâmica: Bingo e Trilha (tema água) – SEMMA: Elizângela e Camila
14:00h – Palestra: Dengue Clássica – IEC: D. Ana Mª e Alexandre Santos
14:30h – Palestra: “Horta na escola” – NAE – Marla
14:30h – Caminhada no espaço escolar a busca de focos do mosquito da dengue
15:00h – Encerramento
METODOLOGIA
As ações ocorreram no turno da manhã com divisão apenas em dois grupos e devido ao avançado da hora, algumas ações não contaram com a participação de todos.
No turno da tarde, acordou-se que fossem divididos em três grupos para que todos conseguissem participar de todas as atividades propostas para aquele dia.
AVALIAÇÃO
Houve um atraso considerável, devido ao desencontro entre os representantes do IEC que já se encontravam na escola desde cedo, com o restante do grupo, que ficaram a espera deles no local de sempre. Devido a esse atraso, lamentavelmente, nem todos os alunos do turno da manhã participaram de todas as ações. No turno da tarde, uma ligação do NAE solicitando o término da CAL às 15:00h surpreendeu a todos, mas a divisão em três grupos permitiu que o trabalho fluísse tranqüilamente.
Deve ser destacada como muito positiva a participação dos alunos durante todas as ações, tanto do turno da manhã quanto do turno da tarde, em especial durante as palestras, através dos comentários e questionamentos, ou seja, as ações e os conteúdos abordados os envolveram completamente.
As dinâmicas desenvolvidas pela SEMMA vieram somar de forma bastante satisfatória as ações realizadas, em especial porque agradaram a todos os alunos. Dentro delas foi possível trabalhar diferentes assuntos relativos a área ambiental.
Pudemos observar que vários alunos do primeiro turno nunca haviam passado flúor e o sabor os surpreendeu. Essa ação preventiva tem sido de grande valia para a saúde bucal dos nossos alunos, muito embora, a dentista vez por outra nos acompanhe sem a sua auxiliar, sendo essa, auxiliada pelos próprios integrantes da CAL, que preferem ajudar a Drª a ficar sem essa ação. A doação dos kits aos alunos deixa-os muito satisfeitos e gera nos integrantes a expectativa que no próximo encontro, o sorriso deles estará ainda mais bonito.
A caminhada no quintal da escola foi uma ação bem aceitação pelos alunos, visto que, com essa atitude, lamentavelmente, foram encontrados alguns locais que poderão servir de criadouro do mosquito da dengue, logo, foi solicitada a direção da escola uma providência para a resolução do problema. Uma faixa apontando o quintal da escola como “local com risco de dengue” foi colocada no muro da frente da escola.
Um ponto negativo foi a participação de poucos professores durantes as atividades, em especial, dos professores do turno da manhã que estavam as voltas com o fechamento do diário. A direção, embora muito receptiva como sempre, também esteve ausente às ações da CAL.
A CAL através da palestra “Horta na escola” abordou assuntos referentes a: adubação química e orgânica, pragas na lavoura, combate a pragas com produtos naturais (receita de caldas), alimentos, tipos de alimentos, importância dos alimentos para a vida das pessoas e pirâmide alimentar, que estavam diretamente ligados ao projeto da escola e que já havia sido combinado com antecedência com a direção e PO da UE. Temo que com a participação reduzida dos professores, esses assuntos não sejam explorados como deveriam. Além desses, foram abordados assuntos relativos a higiene, cuidados com a água, mata ciliar e dengue que também são de suma importância para a formação discente.
Lamentavelmente, pela segunda ida da CAL nessa UE, não pudemos contar com a presença dos pais e comunidade na escola, fato que entristece a todos os componentes, por ser essa a única escola que não atende a solicitação por motivos desconhecidos por essa coordenação.