sexta-feira, 23 de outubro de 2009

E. E. (M) Corina Halfeld







Dia:  07/10/09
Hora: 9:00h



Atividades desenvolvidas

A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade de Bananeiras.

Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:


Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana e pelo Alexandre. Realizaram uma breve palestra sobre os cuidados para evitar que a Dengue entre em sua casa, passou um vídeo o melô da dengue. Num segundo momento apresentaram também o DVD da música “As Baleias” do cantor Roberto Carlos.



Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla), pela coordenadora de escolas multisseriadas Ionéia e pela Coordenadora de Mídias Elisaman Grijó, onde a primeira apresentou uma breve explicação acerca da muda de Guanandi, esclarecendo a importância histórica que essa árvore tem no contexto histórico do nosso país e, a última, realizou as filmagens das ações da CAL para o evento do dia 14\09.



Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;



Estratégia, Saúde da Família – ESF, antiga PSF, não pode comparecer nesse dia. No entanto o coordenador da mesma, solicitou que a Psicóloga Andréia, da Secretaria de Promoção Social, acompanhasse a CAL. Ela apresentou uma palestra com o tema “Sexualidade”, substituindo dessa maneira a psicóloga Lúcia que normalmente acompanha as ações da CAL.


A Associação Mico-Leão-Dourado – AMLD, representada pelas biólogas Aline Bouckorny e Nandia Xavier apresentaram uma palestra sobre Aves.



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA fez-se presente através da participação da servidora Catiane.


A Unigranrio fez-se presente através da palestra sobre Pediculose, realizada pela estagiária Isabelle, da turma de bacharelado em biologia.



CRONOGRAMA REALIZADO

8:40h – Saída
9:30h – Merenda
9:50h – Boas Vindas (apresentação da UE)
10:00h – Palestra “Aves” – AMLD (Nandia e Aline)
10:30h – Palestra “Pediculose” – Unigranrio (Isabelle)
10:30h – Palestra “Sexualidade” – Promoção Social (Andréia)
11:00h – Vídeo Dengue – IEC (Ana e Alexandre)
11:20h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura (Claudinha e Naide)
12:00h – Plantio da muda de Guanandi
12:10h – Almoço
12:30h – Encerramento



Metodologia


Nessa UE (Unidade Escolar) a distribuição das atividades ocorreu de forma mista, ou seja, num primeiro momento todos os alunos e pais ficaram juntos para assistir a palestra sobre Aves. Num segundo momento, pais foram separados dos alunos, para assistirem a palestra sobre “Sexualidade: drogas e violência contra a mulher” realizada pela psicóloga. Ainda nesse segundo momento, enquanto os pais estavam na palestra os alunos participaram das demais atividades planejadas para o dia. Os pais retornaram ao grupo dos filhos, no momento do plantio da muda de guanandi.



Avaliação




A presença da comunidade foi um fato que alegrou bastante os integrantes da CAL. Essa presença é de suma importância para as ações da CAL, visto que um dos objetivos da Caravana é trabalhar com a comunidade escolar, onde deve ser sempre incluída a essa comunidade os pais e comunidade do entrono da escola.
As palestras levadas para as UEs são anteriormente acertada com os diretores da mesma em prévia reunião, exatamente para que a CAL possa estar oferecendo especificamente aquilo que as escolas do interior necessitam e ficam aquém pela distância e dificuldade de acesso.
Os integrantes da ESF não puderam comparecer, por compromissos surgidos em última hora. Mas foram substituídos por outros atores da CAL que prontamente puderam suprir a falta da instituição em questão. Essa é uma das vantagens da consolidação de grupo: diante de uma necessidade, a união permite um desenrolar de ações a favor dos objetivos do projeto.
Infelizmente, devido ao atraso no transporte, não foi possível a realização das dinâmicas e nem tão pouco passar o DVD sobre higiene bucal. O transporte tem representado um desafio para a realização da CAL e vem prejudicando consideravelmente as ações planejadas para a mesma desde o início, apesar das pessoas responsáveis estarem se desdobrando na tentativa de um bom atendimento.
As Boas vindas apresentadas pelos alunos da escola muito agradaram aos presentes. O jogral apresentado por eles falava sobre a importância do meio ambiente para todos os seres do planeta.
A lembrancinha ofertada aos integrantes da CAL pegou a todos de surpresa. Essa foi a primeira escola a realizar essa ação e todos ficaram muito agradecidos pela singela lembrança.
No desenrolar das atividades apresentadas pelos atores da CAL pode ser percebido o excelente trabalho desenvolvido pelos professores da UE, visto o grande conhecimento que os alunos tinham acerca dos temas abordados, levando aos atores a um aprofundamento inesperado no assunto, mas necessário ao atendimento ao público presente. Esse fato agradou a todos os integrantes da Caravana.
A diretora da UE, os professores e pessoal de apoio estes de parabéns pelo excelente corpo discente capacitados por eles!!!







Elaboração do Relatório:
Marla Regina Domingues de Morais
Coordenadora de Educação Ambiental
Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE
Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim












quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Caravana Ambiente legal na festa das crianças










quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E. E. M. AGENOR PIRES DA CUNHA


PROJETO

CARAVANA AMBIENTE LEGAL - CAL”

RELATÓRIO DA VISITA À E. E. (M.) AGENOR PIRES DA CUNHA

30 DE SETEMBRO DE 2009

Realização:
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Apoio ao Ensino
Coordenação de Educação Ambiental

Atividades desenvolvidas

A Caravana Ambiente Legal desenvolveu mais uma atividade na presente data, tendo como cenário de atuação a Escola da comunidade do Caxito.
Contou com a presença dos seguintes atores em suas ações:

Ø Informação, Educação e Comunicação em Saúde – IEC, representada por sua Coordenadora Ana e pelo Alexandre. Realizaram uma breve palestra sobre os cuidados para evitar que a Dengue entre em sua casa, passou um vídeo o melô da dengue. Num segundo momento apresentaram também o DVD da música “As Baleias” do cantor Roberto Carlos.
Ø Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE, representado pela Coordenadora de Educação Ambiental (Marla) e pela Coordenadora de Mídias Elisaman Grijó, onde a primeira apresentou o DVD sobre o Dr Dentuço, realizou uma contagem de histórias e ministrou uma palestra sobre a Mata Atlântica com o título “A floresta em que vivemos” e, a última, realizou as filmagens das ações da CAL para o evento do dia 14\09.
Ø Casa da Cultura, representada por sua equipe de teatro de fantoches (Claudinha e Naide), levou uma peça de teatro onde apresentava situações ligadas aos temas abordados nas palestras da CAL para a UE em questão;
Ø Estratégia, Saúde da Família – ESF, antiga PSF, representada pelo Coordenador da mesma, o Dr. Rodrigo Saldanha, apresentou uma palestra sobre higiene bucal, apresentando também um vídeo de desenho animado com a mesma temática. A Psicóloga Lúcia Macedo apresentou três palestras com o tema “Sexualidade” e, a Nutricionista Eliete Pinheiro Belin, apresentou uma palestra com o tema “Pirâmide Alimentar”.


CRONOGRAMA EXECUTADO

8:30h – Saída
9:10h – Merenda
9:30h – Boas Vindas: Coral da escola
9:50h – Palestra “A Floresta em que vivemos” – NAE
10:20h – Palestra “Sexualidade: drogas e violência contra a mulher” – SEMSA\ESF
10:20h – Palestra “Higiene Bucal” – SEMSA\ ESF
10:40h – Vídeo: Dr. Dentuço – SEMSA\ESF
11:00h – Palestra e vídeo: Dengue – IEC
11:15h – Teatro de Fantoches – Casa da Cultura
11:40h – Plantio da muda de Guanandi - Todos
11:40h – Palestra: “Gravidez na Adolescência” – SEMSA\ESF
12:00h – Almoço
12:45h – Palestra “A Floresta em que vivemos” – NAE
13:15h – Palestra “Pirâmide alimentar” – SEMSA\ESF
13:15h – Contagem e ilustração da historinha do Siriri – NAE
13:40h – Palestra “Sexualidade: drogas e violência contra a mulher” – SEMSA\ESF.
13:40h – Vídeo: Dr Dentuço – NAE
14:00h – Teatro de Fantoches – Casa de Cultura
14:30h – Encerramento

Metodologia

Nessa U.E (Unidade Escolar) a distribuição das atividades ocorreu de forma mista, ou seja, num primeiro momento todos os alunos e pais ficaram juntos para assistir parte das atividades, como por exemplo, no momento da palestra sobre “Mata Atlântica - A Floresta em que vivemos”, desenho animado “Dr Dentuço” e o teatro de fantoches. Num segundo momento, pais foram separados dos alunos, como no caso da palestra sobre “Sexualidade: drogas e violência contra a mulher”.Num terceiro momento alunos da Educação Infantil e 1º Ano de Escolaridade foram separados dos demais: enquanto os menores participaram da contagem da histórias ou maiores assistiram a palestra “Pirâmide alimentar”. Num quarto e último momento, os alunos do 5º Ano de Escolaridade (antiga 4ª série) foram separados dos demais para assistirem a palestra sobre “Gravidez na Adolescência”.

Avaliação

Nessa U.E pudemos contar mais uma vez com a presença da comunidade, fato esse que alegrou bastante os integrantes da CAL. Essa presença é de fundamental importância para as ações da CAL, visto que um dos objetivos da Caravana é exatamente trabalhar com a comunidade escolar, incluindo a essa comunidade todos que moram no entorno da escola e não somente alunos, professores e serventes da UE.
Outro fato bastante positivo foi chegarmos e encontrarmos os materiais já organizados, inclusive com o banner já dependurado, o que contribuiu para um desenrolar de ações de forma mais eficiente, facilitando inclusive no cumprimento do cronograma.
A metodologia utilizada foi bastante apreciada pela escola, visto a necessidade de esclarecimento acerca da sexualidade ao público presente, onde foi respeitada a faixa etária e adaptada à linguagem a mesma.
As palestras levadas para as UEs são anteriormente acertada com os diretores da mesma em prévia reunião, exatamente para que a CAL possa estar oferecendo especificamente aquilo que as escolas do interior necessitam e ficam aquém pela distância e dificuldade de acesso.
A dentista Renata Vogel, sempre presente em nossas ações fez muita falta, no entanto, as suas ações foram realizadas com louvor, pelo próprio coordenador do ESF, que é cirurgião dentista e vem suprindo sempre que necessário à falta da citada dentista.
A SEMMA apesar de ter garantido presença, não se fez presente mais uma vez. A falta dos representantes da mesma foi suprida pela coordenadora do projeto, que por ser bióloga e especialista na área em que atua, supre a falta de alguém sempre que necessário.
O Boas vindas realizado e pelos alunos e diretora da escola, emocionou aos presentes. Toda escola deveria cantar e essa é uma escola que canta! A CAL parabeniza todo o corpo docente e discente dessa escola pela belíssima apresentação.

Elaboração do Relatório:
Marla Regina Domingues de Morais
Coordenadora de Educação Ambiental
Núcleo de Apoio ao Ensino – NAE
Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008